domingo, 26 de outubro de 2014

Entrevista com a autora do livro "Cabra Cega"

Galerinha, a autora do livro "Cabra Cega", Sheila Ribeiro Mendonça, foi super simpática conosco e topou fazer uma entrevista. Confiram a entrevista e conheçam um pouco mais do trabalho da autora. Em breve teremos resenha no blog e um super sorteio.

Qual foi sua inspiração para escrever esse livro?

A minha inspiração foi o filme "Dormindo com o Inimigo" que assisti aos 18 anos de idade e amei o vilão. Fiquei dias com ele na cabeça até que "Cabra Cega" foi chegando aos poucos e quando vi passei tudo para o papel. Escrevi muito rápido, não vou saber te precisar o tempo exato, porque faz muito tempo, mas com certeza em dois meses, ou até menos, tudo estava pronto.

Por que você optou por escrever um livro sem diálogos?

Não optei não, simplesmente aconteceu. Foi assim que a história chegou pra mim, não me preocupei com isso. Só fui perceber que alguns leitores sentiam falta conforme as resenhas foram chegando. Mas tem muito leitor que amou ler pela primeira vez uma história sem diálogos, já outros sentiram falta... É assim mesmo, gosto é gosto. 

Como você chegou a escolha desse título ?

Desde a época de redação no colégio os títulos eram colocados por mim por último. Só depois da construção da história. "Cabra Cega" foi o primeiro título que me veio à cabeça e tudo tem tudo a ver com a história toda, e com a protagonista.

Quais foram as pessoas que te ajudaram, diretamente, a publicar esse livro?

Foi muito difícil essa etapa. Escrevi aos 18 anos e só publiquei com 35. E graças ao meu irmão que viu uma reportagem no Jornal da Globo sobre o Clube de Autores, que é uma plataforma de autopublicação sob demanda. Não é uma editora. Sou autora independente. Mas O Clube de Autores e outras plataformas assim tornam possível a realização de um sonho. Mas faço tudo sozinha.

E agora quanto a sua vida. O que te incentivou a ser uma escritora?

Sou jornalista justamente por amar escrever. Na época do vestibular me lembro de que era a escrita que eu tinha em mente para escolher a minha profissão. Fiquei na dúvida entre psicologia, que também amo, e jornalismo. Mas o amor pelas palavras venceu, embora na faculdade o que mais me chamou a atenção foi o jornalismo televisivo. Não fiz faculdade de jornalismo para ser escritora, "Cabra Cega" foi escrito quando eu estava entrando na faculdade, mas ficou guardado na gaveta e o mundo da publicação parecia tão longe de minha realidade, não cheguei a pensar em ser escritora. A minha vida profissional simplesmente foi acontecendo, moldando, errando, acertando até que me encontrei. Além de escritora sou revisora de texto. Amo os dois igualmente. Pago as minhas contas com as duas profissões. Mas tudo é uma luta, uma busca constante. Nada é fácil.

E você tem mais livros a caminho para publicação?

Sim, tenho sim, mais duas antologias que o lançamento deve sair até o fim do ano, e de mais dois livros solos, "Deserto de Escolhas", que já está em processo de revisão e lapidação, e "Mar Revolto", que ainda estou escrevendo. Mas esses dois eu vou lançar no ano que vem. Só não sei ainda se as publicações destes livros solo serão independentes ou com editora. Ahhhh sim, e além de "Cabra Cega", tem "Romances em Contos" que foi lançado no fim do ano passado. Em 2013.

Pretende escrever outros gêneros literários, como uma ficção, suspense ou aventura?
"Cabra Cega" é uma ficção no gênero romance. "Deserto de Escolhas" é um livro de contos falando sobre o mundo dos diversos tipos de compulsão. E "Mar Revolto" é romance homoafetivo. Sim, pretendo escrever suspense e aventura, este último já estou com um projeto em andamento. Só não curto escrever sobre ficção científica e fantasia. Aliás, acho que nem sei escrever esses gêneros. Amo também textos hot. Quem sabe um dia eu não escrevo para esse leitor?!

Você se sente realizada com a publicação do livro “Cabra Cega”?

Sim, muito. Não totalmente porque quero mais, muito mais, mas pra começar não tenho do que reclamar. O retorno é fantástico, as críticas são muito boas, recebo o carinho de meus leitores, principalmente de leitoras, e-mails, e mensagens de tudo que é tipo. Realmente estou muito feliz com "Cabra Cega", tenho tido lindas surpresas. Principalmente nos eventos literários quando chegam pedindo autógrafo, marcador e timidamente me pedem abraço dizendo que me leram e amaram o meu livro. O mais emocionante são as mulheres dizendo que mudaram a sua vida depois de ler "Cabra Cega". E também recebo retornos de mulheres que já foram a Clara, mas conseguiram dar a volta por cima, e de outras que ainda estão vivendo esse turbilhão de emoções e sentimentos. Todas me procuram com muito carinho. Isso não tem preço que pague. Esse troca-troca com o leitor faz qualquer dificuldade que passamos no mercado literário nacional valer a pena.

Para quem se interessar pelo seu livro, como pode adquiri-lo?

Na Amazon e no Clube de Autores. Por enquanto são esses os lugares, mas como acabei de falar acima estou querendo crescer, então pode ser que em breve tudo mude, é bom o leitor correr e aproveitar pra garantir logo o seu exemplar. Eu também vendo, é só fazer contato comigo na minha fan page.

Qual a mensagem que você deixaria para pessoas que tem uma historia guardada na gaveta, mas sem coragem de divulgá-la?

Tenha coragem sim, a gente só consegue as coisas na vida se tentar. Sonhar sem agir faz a gente não conseguir é nada, porque as coisas não vão cair do céu. O mercado é difícil? É. A literatura nacional ainda tem muito que crescer? Tem. Mas cada vez mais os autores nacionais conquistam o seu espaço e todos, sem exceção, chegam aonde chegam porque acreditam no seu sonho. A gente leva muito não? Leva, mas tem sempre alguém para nos estender a mão. O lance é a gente não se esconder, acreditar no nosso sonho e batalhar por ele. Ninguém que se esconde é visto, tem que colocar a cara a tapa, e assim a gente se surpreende com o carinho, abraços e beijos. E é muito gostoso! Se eu estou conseguindo, vocês também conseguem. Tenham certeza disso. Boa sorte aos novos colegas escritores. Boa sorte a quem já está no mercado. E boa leitura aos novos leitores. ;)

Quer conhecer mais sobre a autora e seu livro ? Então a sigam.
Perfil do Facebook
Fan Page Cabra Cega
Fan Page da Autora
Twitter: @sheilamendonca


Nenhum comentário:

Postar um comentário