quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Resenha: "Recomeço"

A autora Cat Patrick é ótima em escrever "livros de domingo". Eu chamo assim aqueles livros pequenos, fininhos e lights que devoramos em um dia por faltar melhor do que fazer, e quando terminamos de ler, ficamos assim: "Tá, e agora, o que eu faço da minha vida?"
Foi assim quando li Deslembrança e agora quando li Recomeço. Devorei em apenas um dia! Não quer dizer que esse seja o melhor livro do mundo, mas ele é um livro leve e bem gosto de se ler.
Recomeço é o nome dado a um Programa que ressuscita os mortos. Não é qualquer um que tem acesso a eles, a principio, esse remédio experimental foi testado em 20 crianças que estavam dentro de um ônibus escolar que caiu de um viaduto. Das 20 crianças acidentadas 6 morreram e as outras 14 crianças foram ressuscitadas e adotadas pelo Programa Recomeço.



Uma delas é Daisy, estava no ônibus quando tinha 5 anos, seu sobrenome de batismo era Daisy McDaniel. Daisy, ao contrário das demais crianças mora com Mason e Cassie, ambos são agentes do Projeto Recomeço e tem um laboratório no porão para fazer experiências com o remédio.
Daisy agora tem 15 anos e já morreu 5 vezes. A primeira foi no acidente de ônibus, outra vez ela foi quando estava nadando em um lago e um barco movido a motor passou bem próximo e ela morreu por asfixia, teve a vez em que resolveu comer uvas rápido demais e várias de uma só vez e acabou engasgando com uma delas e morreu também por asfixia. A sua morte mais recente foi por picada de abelha e essa morte a fez mudar novamente de cidade.
Saindo de Frozen Hills sob o nome de Daisy Appleby, ela, Mason e Cassie tiveram que se mudar para Omaha em Nebraska. Daisy não era o tipo de pessoa que se sentia totalmente desconfortável com as mudanças. Ela entendia que deveria agradecer por continuar viva e que as mudanças faziam parte da proteção do programa. Sua parte favorita da mudança, era decorar seu quarto. Daisy é uma menina muito inteligente e eu gostei muito de conhece-la , principalmente, porque ela gosta muito de ler.
"Ontem à noite eu caí na besteira de pegar o ultimo livro de uma série de ficção científica às oito e meia. Às dez eu estava arrebatada demais para larga-lo. Acabei indo dormir às duas da manhã."
E agora em Omaha ela acontece uma coisa que vai mudar a vida de Daisy. Ela morre de novo? Não, pior do que isso, ela se apaixona!
"[...]E aí eu percebo algo que não tinha notado antes: Ele é inegável e inacreditavelmente gato.
[...]
Ele tem sobrancelhas escuras – como os vilões mais lindos da TV – e os olhos castanhos amendoados lhe dão um ar de mistério, como se escondesse um segredo. Está sentado meio largado na cadeira, usando camisa verde desbotada e calça jeans surrada, e sorri para mim de um jeito que é quase...familiar. Então, se vira para frente, e eu sinto que caí das nuvens."
Esse é Matt McKean, irmão de Audrey McKean, a primeira garota que Daisy conversou ao entrar na escola em Omaha e sua primeira melhor amiga que não sabe sobre o seu segredo.
Daisy tem uma melhor amiga que também faz parte do programa Recomeço e mora em Seatle com a mãe. Agora ela se chama Megan agora, mas na época do acidente, ela era ele e se chamava Marcus Pitts. Megan e Daisy tem um blog super interessante juntas, chamado Autópsia Geral e apesar da distancia e das constantes mudanças de residência de Daisy, elas são super unidas.
Mas isso não tira o lugar de Audrey, já que ela e Daisy também se dão muito bem, mas ao contrario de Megan, Audrey não sabe sobre o seu segredo, mas sabe muito bem que Daisy está apaixonada pelo seu irmão charmoso.
Um dia Matt, Audrey e Daisy vão ao cinema juntos, na praça de alimentação Daisy acaba encontrando com Nora, uma menina que conheceu na sua vida passada em Frozen Hills e aí começa um problema, já que para Nora, Daisy Appleby está morta. E encontrar com Nora pode por tudo a perder, ela teria que se mudar novamente e se afastar de Audrey e Matt.
Porém muito pior do que morrer, se apaixonar ou ser descoberta e se afastar dos amigos, é descobrir que em breve você pode não ter mais um de seus amigos por perto. Audrey tem câncer e Daisy pode ter a cura para a sua inevitável morte. É então que Daisy entra em um dilema, ela pode contar para Matt e Audrey sobre o programa recomeço e salvar a vida da nova melhor amiga, mas ao fazer isso, ela põe em risco a segurança de Matt e Audrey e será obrigada a se mudar novamente, se afastando dos amigos que queria salvar para mantê-los próximos. Complicado não é?
Por mais que na vida não haja um Programa Recomeço (não que eu saiba), a vida ainda é cheia de dilemas. E isso faz com que Recomeço seja um livro interessante. O que é mais forte, a amizade ou o amor? O que colocaríamos em risco para salvar um deles? O que Daisy vai fazer? Descubra lendo. Não haverá arrependimentos. E talvez, Matt entre para a sua lista de personagens gatos ou de personagens fofos, como entrou para a minha. E como uma observação, a capa escolhida pela Intrínseca é bem melhor do que a Original Estrangeira.