segunda-feira, 2 de junho de 2014

Resenha: "Halo"


Por Nathalia Lopes

“O lago de fogo aguarda a minha senhora.”

Halo é o primeiro livro da Trilogia da autora australiana Alexandra Adornetto e narra o ponto de vista de Bethany, um anjo na Terra, de sua própria história.
Bethany, assim como Ivy e Gabriel são anjos que foram enviados por Deus para a pequena cidade de Venus Cover com o objetivo de praticar bons atos e impedir a proliferação das trevas.

“Nossa missão é clara: executar boas ações, atos de caridade e bondade, liderar pelo exemplo. Não queremos nenhum milagre por enquanto, até prever como seriam recebidos.”

Cada um dos anjos tem as suas próprias características: Gabriel era um arcanjo e membro dos Sete Sagrados, que foram criados para estabelecer a ligação entre o Senhor e os mortais; Ivy era um serafim, a ordem dos anjos mais próxima do Senhor; Bethany era um anjo de transição, do escalão mais baixo, e ao contrário de seus dois irmãos, era a primeira vez que visitava a Terra.
Para parecerem humanos normais, Gabriel passa a ser o professor de música da escola local e Bethany uma das alunas. A primeira amiga que ela fez ao chegar na escola é Molly Harrison, que logo conta a Bethany que Venus Cover não é sempre um lugar tranquilo.

“- Mas agora... – Molly abaixou o tom. – há assaltos e acidentes estranhos em todo canto. Houve uma epidemia de gripe ano passado que matou seis crianças.
[...]
- Bem, uns seis meses atrás, um dos garotos do ultimo ano, Henry Taylor, subiu no telhado para pegar uma bola de basquete que tinha caído lá. Ele não estava matando aula nem nada, só queria pegar a bola. Ninguém viu como aconteceu, mas ele escorregou e caiu. Caiu bem no meio da quadra. Os amigos dele viram tudo. Como nunca conseguiram fazer a macha de sangue desaparecer completamente, ninguém joga mais naquela quadra.”

Molly também não é a única amiga de Bethany na escola, logo ela conhece Xavier Woods, o mesmo garoto que uma vez ela topara pescando na praia quando passeava com seus irmãos, e Xavier também tinha seus próprios dramas, como a perda da sua namorada, Emily.

“-Ela morreu num incêndio há pouco mais de um ano. Antes disso, eles eram inseparáveis, as pessoas falavam que eles iam se casas e tudo. Ninguém conseguiu estar a altura dela. Acho que até hoje ele não superou isso.”

Gabriel desaprovava a perda de foco de Bethany quando se aproximava de Xavier, mas Bethany quer aproveitar ao máximo suas experiências com os humanos e não consegue se impedir de aproximar de Xavier. Todos a alertam de que não é certo se aproximar tanto de uma pessoa para um dia ter que partir, e não poder ser totalmente verdadeira com essa pessoa, e é por isso que Bethany resolve contar tudo para Xavier, contar quem ela realmente é.

“Se eu gostava de Xavier tanto quanto meu coração palpitante me dizia, ele merecia saber a verdade. Se a verdade acabasse sendo demais para ele, talvez fosse um indicio de que meus sentimentos não eram retribuídos, e era a hora de acabar com a farsa. Xavier tinha que conhecer meu verdadeiro eu, não a versão idealizada na cabeça dele. Em outras palavras, ele tinha que conhecer a versão não censurada, ou, como os humanos diziam, com o lado bom e o lado ruim.”

E então ela conta tudo para Xavier, mostra suas asas e revela que Bethany Church, assim como Gabriel e Ivy são anjos com uma missão na Terra. E após descobrir tudo isso, quais serão os verdadeiros sentimentos de Xavier? Ele irá acreditar em Bethany? Conseguirá absorver toda essa informação? E os anjos, punirão Bethany pelo que fez?
Mas suas revelação não é o único problema dela.

“Até então, minha vida na Terra envolvia pequenos dramas e a angustia da juventude, mas eu estava prestes a aprender que aqueles problemas infantis comparados ao que nos aguardava. Acredito que aquilo por que passamos serviu para nos ensinar um bocado a respeito do que é importante na vida. Acho que não poderíamos ter evitado, pois fazia parte da nossa história desde o inicio. Afinal, as coisas vinham correndo bastante bem, e era de se esperar que houvesse alguma pedra no caminho. Só não contávamos que ela fosse tão grande.
A pedra veio da Ingraterra e tinha nome: Jake Thorn”

Jake é do mal e está doido para causar estragos em Venus Cove e também causar problemas para Bethany, descubra como e porque lendo esse maravilhoso livro.