domingo, 30 de novembro de 2014

#1-Entre Bloggers Literarios: Modinhas Literárias

Esse é o primeiro post da Blogagem Coletiva que o Epílogos e Prólogos está participando, ele foi organizado pelo Frases Perdidas, e o tema desse primeiro post são as modinhas literárias.
Uma das maiores polémicas que giram em torno do mundo literário, são as tais modinhas, mas afinal, o que são elas, e por que tanta especulação em torno?!
Bom, as modinhas literárias são livros que além de se consagrarem como Best Seller se consagram no gosto popular, acabam se tornam viral e quase leitura obrigatória.
Nesse post vou falar de dois livros que são modinhas, um eu amo, já o outro não curti a leitura.


Bom, o primeiro livro, e o que praticamente me jogou no mundo da leitura, foi a Saga Crepúsculo, quando li tinha 14 anos, eu devorei os livros, e passei a suspirar pelos cantos por Edward Cullen. A melhor parte era ter amigas pra dividir os suspiros, afinal todo mundo estava lendo, comentando e soltando gritinhos, principalmente após a adaptação cinematográfica.
Hoje em dia admito que Crepúsculo está longe de ser o melhor livro do mundo, mas também não é tão ruim assim vai?! E se não fosse por ele eu talvez nem estivesse tão viciada em ler quanto estou.
Por isso não julgo quem ama, ou apenas leu por que todos estavam lendo, o segundo livro modinha desse post, sim estou falando de A Culpa é das Estrelas.
Dizer que A Culpa das Estrelas é um fenômeno literário ainda é pouco pra definir o tamanho do sucesso e do amor que os fãs sentem pelo livro, mas ao mesmo tempo muitos dos leitores acham desnecessário toda essa demonstração de amor ao livro, afinal o livro foi feito pra ler ou pra tirar foto?!
Acho que se fizessem um ranking com os livros mais fotografados, A Culpa é das Estrelas estaria na liderança e com uma ampla vantagem sob os concorrentes. Mas nos tempos modernos onde absolutamente tudo é fotografado, qual o problema de se tirar foto do livro que estamos lendo?
Confesso que não gostei de A Culpa é das Estrelas, assim como sei que muita gente não gosta de Crepúsculo,  e todos tem o direito de gostar ou não gostar de um livro, o único argumento que não é válido é o famoso “não vou ler, esse livro é  modinha”, se ele é modinha algo fez com que um imenso número de pessoas lesse e gostasse, então se quer mesmo argumentar sobre, leia e forme sua opinião, afinal toda leitura é válida, e os livros “modinhas” só fazem disseminar mais e mais cultura no mundo, então um VIVA A TODOS OS LIVROS MODINHA!
Aqui vai o link dos outros Blogs que estão participando da Blogagem Coletiva, que tal dar uma olhada no que eles acham das Modinhas Literárias?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário